Casamento mini wedding: respondemos as principais dúvidas

Casamento mini wedding: respondemos as principais dúvidas
9 de dezembro de 2020 admin
In Blog

Já faz algum tempo que as celebrações mais tradicionais de casamento vem abrindo espaço para novas tendências

Cada vez mais vemos casais optando por casamentos menores, que fujam do óbvio, opções mais criativas e cheias de significado.

Com a busca por eventos mais personalizados e que representem o estilo dos noivos, surgiram novo formatos como Destination Wedding, Elopement Wedding, Micro e Mini Wedding.

Outro motivo pelo qual os casamentos menores estarão super em alta para 2021 é a nova realidade que estamos vivendo devido ao Covid.

Em razão da pandemia, muitos casais estão se adaptando e diminuindo as listas de convidados para respeitar as novas determinações e o mais importante: não colocar ninguém em risco.

Nesse post vamos falar mais especificamente sobre o casamento mini wedding, suas particularidades e porquê esse formato é um dos mais buscados nos últimos anos!

Como planejar um casamento? Confira nosso guia

O que é um casamento mini wedding:

Mini Wedding é um casamento intimista, muito personalizado, com número reduzido de convidados e foco na interação entre os noivos e convidados.

Em um casamento tradicional, é muito comum convidar pessoas que os noivos têm pouco ou até nenhum contato, aqueles famosos convites por “obrigação”.

Isso não acontece no mini wedding! Nesse estilo de celebração, estarão presentes apenas as pessoas mais próximas e que efetivamente fizeram parte da vida do casal.

Dessa forma, os noivos conseguem curtir a companhia de cada uma das pessoas que estarão presentes. 

Sem aquela obrigação de ir em todas as mesas agradecer a presença, o foco é comemorar, levar todos para a pista e viver juntos esse momento único, com pessoas que se sentem privilegiadas por fazer parte disso.

O mini wedding representa o resgate da real essência do casamento, que é a celebração do amor! 

Quantas pessoas são esperadas em um casamento mini wedding?

Diferente dos casamentos tradicionais, que podem chegar a uma lista de 1.000 pessoas, o casamento mini wedding costuma contar com até 100 pessoas.

Parece muito? Mas só quem já fez lista de casamento sabe como é difícil determinar qual o método de corte para conseguir enxugar os convidados!

Muito mais do que meros convidados, são pessoas especiais e que foram escolhidas à dedo pelo casal para testemunhar a união.

Qual a diferença entre mini wedding e micro wedding?

O micro wedding, como o nome já diz, é um casamento super pequeno!

Nesse formato são convidadas até 40 pessoas. Alguns casais optam somente pela família ou então família e os melhores amigos.

Super íntima, costuma ser uma celebração muito personalizada e cheia de significado para todos.

Como em um almoço entre amigos, todos os convidados interagem e os noivos conseguem curtir com cada uma das pessoas presentes

Quanto se gasta em um mini wedding?

O mini wedding pode sim ser uma opção “mais barata” do que um casamento tradicional.

Pela quantidade de convidados, você diminui bastante o valor com buffet e bebidas, que são dois itens bem relevantes no orçamento da festa!

Mas isso não é regra! Alguns noivos preferem fazer um casamento menor, porém mais luxuoso.

Você pode, por exemplo, investir mais nos fornecedores do seu sonho.

Chamar aquele DJ ou banda que você não conseguiria incluir no budget se tivesse mais convidados.

Investir mais na decoração, no fotógrafo ou até mesmo escolher um cardápio mais sofisticado.

São escolhas que podem fazer com que os valores do casamento mini wedding não fiquem muito diferentes dos moldes tradicionais.

Mas lembre-se: Você deve priorizar o que é mais significante para vocês e incluir apenas o que cabe no orçamento previsto para a celebração!

O que servir?

Com o número menor de convidados, você pode investir em um menu super personalizado e cheio de significado.

Escolha um cardápio que seja a cara do casal, com opções que os convidados vão saber que vocês adoram!

Lembre-se que todos os detalhes contam nesse formato de festa, então capriche na decoração do buffet e na apresentação dos pratos.

Você também pode inovar nos drinks! Copos diferenciados, personalizados e quem sabe até incluir um pouco de humor no cardápio de bebidas? 

Nomeie os drinks com os apelidos do casal, inclua na carta a bebida favorita de vocês, invista em um bar super decorado.

Para a madrugada (se o seu casamento for à noite), inclua finger foods para serem servidos na pista de dança. Dessa forma todos terão energia para curtir a festa até o final!

Onde realizar?

O número menor de convidados amplia o leque de possibilidades de locação para o casamento mini wedding.

Ele pode ser realizado em uma chácara, nas montanhas, na praia ou até mesmo em casa.

Uma ótima ideia é unir o Mini Wedding ao Destination Wedding, ou seja juntar a celebração do casamento à uma viagem com os amigos e família.

Nesse formato, vocês terão pelo menos 3 dias de comemoração e podem relaxar, curtir o hotel e é claro: comemorar muito!

Casar com o amor da sua vida, na presença das pessoas mais especiais, em um cenário incrível e ainda aproveitar toda a experiência de uma viagem parece um sonho né?

Alguns destinos bastante procurados para mini wedding são: Cancun, Punta Cana, Bahia e Fernando de Noronha. Lugares paradisíacos, com diversas opções de praias e hotéis para realização do seu casamento!

Confira aqui alguns destination weddings realizados pela Welcome Weddings.

E aí? Gostou da ideia de fazer um mini wedding?

É muito bacana essa questão da personalização e de poder desfrutar da presença de cada um dos convidados, sem ficar naquele desespero de ter que agradecer a todos pela presença né?

Acho que independente do tamanho do casamento, a gente tem que estar feliz e aproveitar cada segundo, porque depois que passa dá muita saudade.

Não esqueça que o casamento é dos noivos, então foque em fazer o que vocês têm vontade!

Conheça nosso portfólio e crie o seu casamento dos sonhos