Casamento na Pandemia: Como Funciona no “Novo Normal”?

Casamento na Pandemia: Como Funciona no “Novo Normal”?
13 de agosto de 2021 Heloiza Silva
In Blog

“Tem como casar na pandemia?” Essa é uma pergunta que tem tirado o sono das noivas que estão prestes a se casar. 

Afinal, de uma hora para outra, os planos que já estavam certos, tiveram que ser alterados. E toda a indústria de celebração de casamentos teve que sofrer transformações, em curto período de tempo, para poder se adequar ao “novo normal” do mundo. 

E hoje podemos dizer que realizar um casamento na pandemia com muita segurança é mais do que possível. 

Foram mais de 38 uniões realizadas pela Welcome Weddings durante esse período conturbado, atendendo a todos os protocolos de segurança e cuidando para que um dia tão especial fosse marcante para noivos e convidados. 

E se você está em dúvida se esse é o momento certo para dizer “sim” ao seu parceiro, a gente te mostra nesse post como os casamentos na pandemia têm funcionado. 

É possível realizar um casamento na pandemia?

Sim! Super possível. 

E para isso são privilegiadas cerimônias ao ar livre e mais intimistas, como o Mini Wedding, que tem uma lista de convidados mais reduzida, apenas com a presença de pessoas muito próximas ao casal, alguns familiares e poucos amigos.

O Elopement Wedding também aparece como uma solução. Nele a cerimônia é feita apenas com a presença dos noivos e celebrantes, diminuindo ainda mais o risco de contágio entre os familiares.

Outras regras já muito conhecidas também são usadas durante as celebrações, como o distanciamento, o álcool em gel e as máscaras.

Segue também a recomendação para que se evite a presença de idosos e crianças em casamentos realizados na pandemia. E pessoas com sintomas gripais também devem evitar comparecer.  

Seguindo todos esses protocolos conseguimos realizar o sonho de mais de 38 casais, em várias partes do mundo. E sem nenhum caso de contaminação, o que mostra a importância da contratação de empresas preparadas. 

Mini Wedding Simples: Como Organizar e Economizar em 2021 

Como organizar um casamento na pandemia?

ideias de casamento na pandemia 950x634 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

O casamento na pandemia precisa ser adaptado às novas regras e, por isso, ter um apoio no planejamento é muito importante. 

A nossa dica é que você procure uma assessoria especializada que vai te ajudar não só em todas as decisões de praxe do casamento, como vai garantir que todos os protocolos de segurança estão sendo seguidos. 

Com uma assessoria especializada você conseguirá decidir qual o melhor formato de casamento: com convidados ou sem convidados e, a partir disso, o melhor destino e o melhor local para a cerimônia. 

A assessoria será responsável também por todos os detalhes de segurança que um casamento na pandemia precisa ter. A organização do local, a certificação de pontos com álcool em gel e o distanciamento. 

Tendências de casamento na pandemia em 2021

O “novo normal” fez com que os casamentos na pandemia dessem origem a novas tendências, como casamentos ao ar livre e celebrações mais intimistas. Formatos que combinam e muito com a ideia de distanciamento social. 

Separamos algumas dessas tendências para te inspirar e te ajudar a perceber como o casamento na pandemia pode ser possível e ainda ser tudo que você sempre sonhou!

Casamento na praia

festa de casamento na pandemia 950x633 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

A praia é o destino perfeito para casamentos que acontecem durante a pandemia. 

A paisagem por si só já rouba suspiros. A combinação de mar azul, areia branquinha e um gazebo muito florido deixa a cerimônia ainda mais especial. 

Já pensou em como as fotos do casamento vão ficar? 

E, claro, um casamento ao ar livre diminui o risco da contaminação pelo coronavírus, que tem taxas mais altas em ambientes fechados e sem qualquer ventilação. 

O espaço também é amplo e permite uma configuração melhor dos assentos tanto para a cerimônia, quanto para a festa, que pode acontecer tranquilamente na areia da praia. 

Assim, você pode viver este dia tão esperado livre de mais preocupações. E, sem dúvida, a melhor parte será comemorar ao lado das pessoas que você mais ama, sem trazer nenhum risco para elas. 

Elopement Wedding

casamento na pandemia o que fazer 950x634 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

O Elopement Wedding é um estilo de celebração perfeito para casamentos na pandemia. 

Na cerimônia só estarão presentes os noivos e o celebrante. E um plus a mais é que esse tipo de celebração acontece em um cenário paradisíaco, com natureza e um clima muito íntimo entre o casal. 

É a mistura de um casamento perfeito, sem gerar aglomerações e a certeza de ser um destino para a lua de mel que os noivos tanto sonhavam em conhecer um dia. Tem como deixar esse dia mais marcante? 

Apesar de ser uma cerimônia muito moderna e que ganhou mais notoriedade com a pandemia, a tradição desse estilo de casamento remonta a séculos.

É aquela antiga história dos casais que tinham que fugir dos pais que não aprovavam a relação. 

Mas que agora virou a cerimônia símbolo dos casamentos em tempos de isolamento social. 

Afinal, a celebração do amor não merece ser adiada, não é?

Transmissão via streaming para um casamento na pandemia

Como fazer um casamento simples na pandemia 950x647 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

Outra solução para casamentos na pandemia e que fez muito sucesso é a transmissão via streaming. 

Nela o casal faz a cerimônia apenas com a presença do celebrante e a transmite ao vivo para amigos e familiares.

Tudo pode ser feito online: o convite do casamento, a lista de presentes e até a transmissão do seu casamento, que pode aparecer no seu site. 

Aqui na Welcome Weddings, a gente tem o WedMe. Uma plataforma completa para os noivos, com save the date, depoimentos e as principais informações sobre o casamento. E o melhor é que a sua lista de presentes pode ser toda revertida na viagem de lua de mel. No site seus convidados compram experiências para você viver durante a viagem, e a gente repassa o dinheiro para você gastar como quiser!

O casamento via transmissão online é a opção perfeita para quem não quer deixar de casar durante a pandemia e também não quer abrir mão da companhia das pessoas que mais ama. 

Não deixa de ser uma boa solução para aquela lista interminável de convidados que ia sendo cortada aos poucos para ficar dentro do orçamento inicial. 

Assim, você garante uma celebração dos sonhos e indiretamente tem a presença das pessoas que mais importam para você, sem oferecer nenhum risco a elas. 

No final das contas a emoção vai ser a mesma! 

Casamentos em dias da semana e domingo

Tem como casar na pandemia 950x633 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

A data mais disputada entre os noivos é sábado. 

Mas priorizar dias de semana ou domingos pode ser uma ótima decisão para casamentos na pandemia. 

Quando o assunto é Destination Wedding, a escolha pelos dias de semana pode representar mais um aparato de segurança. Afinal, esses costumam ser os dias que os resorts, as praias, os destinos e os passeios estão mais vazios. 

As vantagens são inúmeras: as fotos de casamentos com praias cheias, dão lugar a um cenário mais limpo e intocado. A concentração de pessoas para curtir as atividades de lazer que os resorts oferecem também diminui. 

Além disso, a disponibilidade de datas e de fornecedores fica mais ampla.

E você vai ter mais um controle de segurança a seu favor. 

Surgimento do Sequel Wedding

Como se casar pela internet 950x634 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

Já pensou em se casar em mais de uma cerimônia? Essa é a proposta do sequel wedding, que faz valer o consenso de que um casamento é pra ser comemorado! 

Esse tipo de celebração inclui duas ou mais cerimônias. Que pode acontecer em dois destinos diferentes ou em religiões distintas. 

No Destination Wedding é comum que além do casamento simbólico de pés na areia os noivos façam alguma celebração local, como o casamento maia.

A influencer Isabela Mezzadri e o empreendedor Gil Pinna escolheram as duas opções. Primeiro eles tiveram uma linda celebração maia em um cenote. E, depois, puderam afirmar seus votos em um casamento pé na areia em Playa Del Carmen. A combinação perfeita para um Destination Wedding cheio de emoção! 

Mas com a pandemia esse estilo de casamento sofreu alterações. 

O Sequel Wedding é uma tendência que vai aparecer mais fortemente no pós-pandemia. 

A ideia é que os noivos se casem em uma celebração mais intimista, como em um Mini Wedding e, depois, façam outra celebração aí sim, não só para renovar os votos, mas comemorar com uma boa aglomeração que é o que a gente mais gosta! 

Home wedding: jantares de casamento pós coronavírus

casamento na pandemia regras 950x679 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

No Home Wedding a ideia é não adiar o inadiável: a união do casal e a celebração desse amor, mas deixar as comemorações para depois. 

Assim, os noivos podem casar em uma celebração pequena, de acordo com os vários modelos que apresentamos aqui. E depois vivenciar uma comemoração em casa. 

Os jantares de casamento pós-covid podem ser uma ótima opção para não deixar a data passar em branco. Uma forma de reencontrar pessoas que passamos tanto tempo sem ver e continuar celebrando o amor selado no dia do casamento. 

Medidas de segurança para os casamentos na pandemia

Os casamentos na pandemia seguem uma série de regras a fim de garantir a segurança de noivos e convidados.

Separamos algumas dessas medidas para você entender o que acontece no backstage dos casamentos e se sentir ainda mais seguro para tomar a decisão de se casar na pandemia. 

Desinfecção de ambientes

A desinfecção de ambientes será feita frequentemente em todos os lugares da cerimônia e em todas as superfícies de contato. 

Estão na lista banheiros, áreas comuns, cadeiras, mesas e em todos os utensílios utilizados.

Além disso, a disposição das mesas dos convidados precisa seguir a regra que estipula uma distância mínima de 2 metros entre cada uma. 

Distanciamento

O distanciamento é uma medida seguida onde quer que você vá e nas cerimônias de casamento na pandemia não poderia ser diferente. 

Tanto as cadeiras da cerimônia, como as mesas no local da festa devem ficar a 2 metros de distância uma das outras. E é recomendado que seja uma mesa por família, para evitar o contato com outros grupos.

Uso de Máscaras

A máscara está sendo a protagonista em 2020 e já é convidada confirmada no seu casamento. 

A OMS recomenda o seu uso obrigatório em locais abertos e públicos. E é importante lembrar que ela salva muitas vidas! 

Por isso, a recomendação é para que noivos e convidados usem durante toda a cerimônia, retirando apenas para comer e para as fotos.

festa de casamento na pandemia 2021 950x679 - Casamento na Pandemia: Como Funciona no "Novo Normal"?

Depois de ficar por dentro de todos os detalhes de um casamento na pandemia, é hora de começar a planejar esse grande dia, sem medo. 

E claro que você pode contar com a gente para te ajudar em todas as decisões. Clique aqui e comece a conversar com uma de nossas wedding planners dar start no casamento dos seus sonhos! 

Conheça o Casamento Boho: O que é, Diferentes Estilos e Destinos