Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar
3 de setembro de 2021 Heloiza Silva
In Blog

Não existe nada mais romântico do que uma celebração de casamento à beira-mar. E se a sua preocupação é quanto esse sonho pode custar, a gente te tranquiliza! Tem como fazer um casamento na praia simples, intimista e deslumbrante, sem gastar muito! 

Ao contrário do que muitos pensam, a praia é um dos cenários para casamentos mais econômicos que você vai encontrar. A decoração já está lá, toda pronta, como um presente da natureza esperando por você! 

E aproveitar a paisagem que existe na sua frente, vai garantir com que o seu casamento seja do jeito que você sempre sonhou. Não importa o estilo de decoração ou de altar, a beleza do destino já vai estar garantida. 

Se interessou por esse estilo de casamento? Nesse post a gente te mostra tudo que você precisa saber para decidir que esse é o cenário ideal para o seu casamento e também como fazer para se organizar e tirar esse sonho do papel! 

Por que casar na praia?

como organizar casamento na praia simples 950x634 - Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

O casamento na praia é a escolha perfeita para os casais que querem fugir do tradicional e ter um momento íntimo e significativo. 

A personalização dos momentos que fazem parte da cerimônia, é o que torna o casamento na praia tão único. O clima mais descontraído e emocionante abre espaço para que cada um se sinta livre e confortável. 

Em um dia tão especial a praia será só sua e dos seus convidados. Ela vai estar lá, pronta pra celebrar o amor juntinho de você!

E vamos combinar que não existem experiências mais marcantes do que as que colecionamos em uma viagem. E o que dizer de uma viagem para um Destination Wedding naquele destino dos sonhos que parecia ser real só na imaginação? 

O casamento na praia é aquele tipo de celebração não apenas para aqueles que querem viajar, conhecer outro destino, ou simplesmente estar perto do mar. É essencialmente para os casais quem quer um destino pra chamar de seu, lembranças inesquecíveis pra trazer na bagagem e viver momentos intensos do lado de quem mais se ama. 

Conheça o Casamento Boho: O que é, Diferentes Estilos e Destinos

Vantagens do casamento na praia simples

mini wedding na praia simples 950x633 - Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

O destino é sempre o grande diferencial. Afinal, ele vai reunir os melhores cenários para a cerimônia, para o ensaio do casal e para a lua de mel. 

Mas as vantagens de um casamento na praia não param por aí. Se você procura um casamento simples, a praia é o lugar ideal, porque você não vai precisar investir muito em itens decorativos, gazebos floridos ou fazer uma festa cheia de detalhes. 

Outro motivo que vai fazer você se apaixonar por um casamento na praia, é a hospedagem. Os resorts all inclusive tem a melhor comodidade para noivos e convidados se divertirem, viverem momentos de lazer e comemorarem muito! Apresentam também o melhor custo benefício, porque ninguém vai precisar calcular quanto gastou em cada refeição! 

O clima despojado se estende para os trajes que são mais soltos e fluidos e priorizam o conforto dos noivos. Pode aposentar o salto alto pelo fim de semana e investir em  barefoots sandals. 

A autonomia de personalização e condução da celebração também atrai muitos noivos. Em uma cerimônia assim não existem regras, muito menos protocolos. Você pode personalizar a entrada da noiva, as trocas da aliança, adicionar rituais de união e até colocar seus amigos para participarem do cerimonial. 

Não podemos esquecer da fascinante luz natural que existe em casamentos ao ar livre e que vão contribuir muito para os clicks. 

E se você deseja uma cerimônia ao pôr do sol, não vai existir um destino melhor! 

O que é preciso para fazer um casamento na praia?

pacotes de casamento na praia 1 950x634 - Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

A receita para um casamento simples na praia de sucesso e do jeitinho que você sempre imaginou não é nada complicada. Mas é preciso tempo, organização, conhecimento e apoio. 

A primeira etapa que você precisa seguir é decidir o destino. E, por mais simples que essa decisão possa parecer, é o que faz várias noivas ficarem num grande impasse. O motivo? Punta Cana, Riviera Maya, Cancun, praias do Nordeste, Fernando de Noronha. Só aí já deu pra sentir o peso da decisão. Afinal, essas são só algumas das opções. 

Depois você precisará de bons fornecedores, uma decoração que combine com as referências que você tem e boas estruturas tanto para a cerimônia, quanto para a festa. 

Quer viver aquele momento mágico de um casamento ao pôr do sol? Você precisará saber o momento exato que o sol se põe naquele destino e sincronizar com as etapas da cerimônia. 

Você também vai precisar pensar no fotógrafo, na maquiadora, no vestido, no cardápio, nas bebidas e nas lembranças para os convidados. 

Parece demais? Depois de entender tudo que está por trás de uma cerimônia dessas, você vai precisar da ajuda de uma assessoria especializada. 

Quanto custa um casamento simples na praia?

Os valores estão atrelados às escolhas do casal. Tudo é personalizado e, por isso, vai depender de gostos, quantidade de convidados, destino escolhido e como vai ser a decoração. 

O grande segredo de um casamento simples é ter uma lista reduzida de convidados e apostar menos nos itens decorativos como quantidade de flores, por exemplo.

Mas para você ter uma estimativa aproximada separamos alguns valores tendo em vista o destino, uma cerimônia para 50 convidados, com festa de boas-vindas, jantar e festa. 

Nordeste: A partir de R$ 33.600

Caribe: A partir de USD 7. 700

Europa: A partir de EUR 40.000

Vinícolas na América do Sul: A partir de USD 20.000

Vale lembrar também que no Caribe já estão inclusos os gastos com alimentação e bebida, fornecidos pelos resorts all inclusive. O que garante um bom custo-benefício para noivos e convidados. 

6 formas de organizar um casamento na praia simples e muito bonito

Agora que você já sabe dos valores e das vantagens de um casamento na praia simples, vamos compartilhar com você boas dicas sobre como fazer para organizar esse casamento e realmente economizar! 

Decoração para cerimônia de casamento na praia simples

casamento na praia simples e barato 1 950x950 - Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

Um casamento na praia simples não pede muitos itens decorativos. A estrutura do seu altar pode substituir gazebos muito trabalhados e extremamente floridos, por estruturas em madeira e enfeitadas com tecidos, usando poucas flores. 

No caso da escolha das flores, você pode optar por preferir as que fazem parte daquela estação. 

Uma boa forma de diminuir a quantidade de flores, sem perder a sofisticação da decoração é escolher uma cor forte e marcante, como o amarelo. Só a cor já vai trazer destaque para os detalhes.

Outra possibilidade é usar algumas pétalas de flores no caminho até o altar. 

Lembrancinhas para casamento na praia simples

Todo casamento com convidados precisa de uma boa lembrancinha. É uma forma de deixar marcado na vida de cada pessoa o quanto aquele dia foi importante. O sentimentalismo vai estar presente naquele objeto. 

Mas se engana quem pensa que para isso é preciso gastar muito ou recorrer às lembranças mais tradicionais. O casamento na praia permite uma série de opções de mimos, todos muito criativos e úteis.

Se você quer cuidar do conforto e comodidade dos seus convidados, uma boa opção são os leques personalizados ou os chapéus com a identidade visual do casamento. 

Mas se você quer fazer fotos lindas para marcar esse dia, pode apostar nos bodys, cangas, shorts, abadás e camisetas personalizadas, para noivos e convidados ficarem devidamente uniformizados e arrasar nos clicks. Essa é uma lembrança muito comum em Destination Weddings em que os noivos fazem o ensaio fotográfico pré casamento com madrinhas e padrinhos. 

A famosa sacola de praia ou o chinelo de dedo são indispensáveis para uma viagem na praia, para um casamento então? São muito bem-vindos quando os noivos decidem que esse será o grande brinde. 

Detalhes para casamento na praia

Os detalhes são muito importantes para ter um casamento na praia simples que seja incrível. 

O buquê é um deles. A dica para você arrasar na escolha e ainda economizar, é preferir flores únicas. Elas são um charme e combinam muito com casamentos mais minimalistas. 

O porta alianças também merece atenção. Você pode escolher um DIY e fazer você mesmo, para ter alguma representatividade importante para o casal. Ou pode preferir as famosas conchas e estrelas do mar, que são bens comuns e dão um charme à cerimônia. 

Um casamento sem bolo, não é casamento. E pra personalizar mais esse detalhe, você pode escolher investir no biscuit que vai em cima dele, enquanto o bolo não precisa ser tão trabalhado e nem cheio de detalhes. Impossível não se encantar com um topo de bolo que tem bonequinhos representando o casal. 

A festa pós casamento e a área de jantar também merecem atenção especial. Você pode usar os varais de luzes e poucos arranjos florais na mesa, porque essa combinação vai deixar o cenário da festa surpreendente. A pista de dança pode ficar de lado e ser trocada por uma comemoração na beira da praia, de pés na areia.

Tantos detalhes para considerar, não é? Contratando a assessoria especializada certa, com Wedding Planner experientes, você vai ser guiada para acertar em todas as decisões para o seu casamento na praia simples!

Fazendo um casamento na praia sustentável

É possível fazer um casamento sustentável e simples na praia? Essa é definitivamente uma combinação perfeita! 

Integrar a preocupação com o meio ambiente, o cuidado com o desperdício e a economia de um casamento simples funciona muito bem!

Os Ecoweddings são conhecidos pela atenção com o impacto que nossas ações desempenham no planeta. 

Mas para ter de fato um casamento assim, cuidando com todos os detalhes da sustentabilidade, você precisa de ajuda de alguma assessoria experiente e que consiga trazer os resultados que você deseja. 

As escolhas são o que vão fazer do seu casamento, uma cerimônia sustentável. 

Diga adeus alguns itens, como: sparkles, bolo fake,embalagens em excesso, papel laminado picado e acessórios de led. 

Acrescente em seu checklist fornecedores locais, produtos orgânicos, velas bio, lembranças duráveis e reutilizáveis. 

Para um casamento simples na praia: estabeleça prioridades no orçamento! 

Depois de pensar em tantos detalhes, é hora de colocar tudo isso no checklist do papel e na ponta do lápis para somar. 

Estabelecer um budget inicial é muito importante para trabalhar dentro dele com as coisas que são prioridades para o seu casamento. 

As escolhas difíceis começam com a escolha do destino. Existem alguns lugares que apresentam um melhor custo-benefício, como é o caso do Caribe, que tem resorts all inclusive, em que você não precisará se preocupar com gastos extras com alimentação e bebidas. 

Depois vem as escolhas mais práticas de fornecedores, decoração e mimos para os convidados. Tudo isso precisa ser orientado por alguém com know how para garantir que você tenha as melhores decisões dentro do orçamento inicial. 

É importante entender que talvez você tenha que estabelecer uma lista de preferências e prioridades. O que é mais indispensável ter no dia do seu casamento? Isso vai orientar quanto investimento cada coisa merece. Para alguns é a decoração, para outros a festa. Uns investem em fotógrafos, outros em fotógrafos e filmmakers. 

Conte com a ajuda de uma assessoria especializada! 

Manter o orçamento de um casamento é muito difícil. Acertar nas escolhas muito mais! Por isso você precisa de ajuda e apoio de profissionais experientes. 

A Welcome Weddings já realizou mais de 350 casamentos em várias partes do mundo e do Brasil. Em mais de 8 anos entregando experiências, já nos concederam por três vezes consecutivas o prêmio de melhor produtora de Destination Wedding da América Latina. 

Aquela certeza que você precisa para confiar de olhos fechados em nossas Wedding Planners. Elas são certificadas e prontas para lidar com diferenças linguísticas e culturais e oferecerem os melhores fornecedores. 

Para um casamento na praia simples e ao mesmo tempo deslumbrante, fale com a gente! 

Roupa para casamento na praia: o que vestir na celebração?

As roupas são outra preocupação que você precisa ter para um casamento na praia simples, mas perfeito. 

Os modelos devem privilegiar o conforto, com tecidos mais finos para ajudar a refrescar e tecidos mais fluídos, para melhorar a movimentação! 

Os noivos geralmente usam o terno completo. As cores que mais agradam são o azul marinho e o bege, compondo um cenário incrível. Alguns preferem inovar usando o blazer sem o paletó ou os suspensórios. 

Já as noivas gostam de vestidos mais flutuantes, com todos os tipos de tecido que vão de renda e cetim. O grande consenso é a cauda esvoaçante. 

O que é preciso para fazer um casamento na praia 950x633 - Casamento na Praia Simples: 6 Formas de Organizar

Separamos alguns outros modelos para madrinhas, padrinhos e crianças: 

Vestido das madrinhas

Assim como o vestido da noiva, o vestido das madrinhas precisam ser fluídos, leves e confortáveis. 

As noivas geralmente estabelecem uma paleta de cores para as madrinhas seguirem. O resultado fica incrível nas fotos. 

As cores mais comuns para madrinhas usarem, são o verde, o azul e o rosê. 

Mas se você pretende inovar pode investir no amarelo e na marsala que são cores que estão muito em alta! 

Traje dos padrinhos

A combinação com o look do noivo se estende aos padrinhos.

A dica é combinar todos os acessórios, incluindo o blazer e suspensórios. 

Isso padroniza o casamento e rende fotos únicas. 

Separamos alguns modelos para te inspirar na hora de escolher o traje dos seus padrinhos:

Como vestir as crianças

Se é uma regra de casamentos na praia que os trajes sejam confortáveis, para as crianças isso é lei. 

Elas querem correr, brincar e aproveitar ao máximo. Mas para fazer todas essas atividades próprias delas, precisam estar livres. Nada de roupas apertadas, justas, com muitas camadas ou armadas. 

É uma graça ver os pequenos iguaizinhos aos adultos e as meninas todas de princesas, com vestidos em camadas. Mas lembre-se que eles precisam se sentir bem! 

Outra opção é separar um traje para cerimônia e outro para a festa. 

Veja algumas opções para usar como referência: 

Convencida de que um casamento na praia simples era tudo o que você precisava? 

Agora é hora de colocar em prática todas as ideias e insights que surgiram com esse post. Comece solicitando um orçamento para o seu casamento, clicando aqui! 

Welcome drinks: o que é e o que servir em seu casamento