Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]
4 de fevereiro de 2020 Welcome Weddings
In Blog, Destination Wedding

Planejar um casamento é algo muito difícil. É um momento de dúvidas, incertezas e inseguranças. E é muito normal que as noivas acabem ficando perdidas nesse processo, sem saber por onde começar. 

Por isso, fizemos esse guia completo, para você sair desse post sabendo como planejar um casamento passo a passo! 

Já pensou em realizar seu casamento em um lugar de tirar o fôlego? Conheça o Destination Wedding!

Como planejar um casamento do zero?

O grande segredo para planejar um casamento do zero está na organização e na lista de prioridades. E para isso os noivos já precisam pensar sobre algumas decisões básicas que terão que tomar ao longo desse tempo. 

Por exemplo, se o casamento vai ser um Elopement Wedding, ou seja, uma cerimônia realizada apenas com a presença do casal. E caso haja a presença de convidados, quantos serão. Definir esses detalhes da cerimônia é muito importante para o que vem a seguir. 

Depois você precisa pensar em quanto dinheiro estará disposto a investir. E então procurar orçamentos, para adequá-los à sua realidade financeira. E essa é a hora de muita pesquisa, de ficar em dúvida e até um pouco estressada. 

Por isso, uma boa dica é procurar uma assessoria especializada pronta para te ajudar em cada detalhe do seu casamento, deixando ele como você sempre sonhou. 

A assessoria vai deixar o trabalho de planejar o casamento muito mais tranquilo para você, uma vez que já coleciona muita experiência, já sabe os valores e quais fornecedores tem o melhor preço. 

Quer ter ajuda na hora de planejar seu casamento? Clique aqui e fale com uma de nossas consultoras!  

Como planejar um casamento do zero 950x632 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Quanto tempo é necessário para planejar um casamento?

A estimativa de tempo necessário para planejar um casamento é de um ano. Afinal, muitas escolhas e decisões precisam ser feitas nesse meio tempo.

Entre elas a data que os noivos querem, o destino, os próprios fornecedores e os detalhes da decoração, o cardápio e toda a personalização do casamento, lembranças dos noivos. Tudo isso cabe dentro de um ano

No caso de um Destination Wedding essa preparação é ainda mais importante, porque envolve a disponibilidade dos convidados. E como a cerimônia acontece muitas vezes fora do país, é preciso que eles tenham tempo para se preparar para o dia do casamento.

Como planejar um casamento passo a passo:

O segredo para planejar o casamento perfeito é contar com um checklist que vai ser o seu melhor amigo nesse momento. 

Nele estarão todas as informações sobre o casamento, o que você precisa fazer e o que já fez. Tudo isso é muito importante para que você tome as melhores decisões, sem esquecer de nada!  

E para te ajudar a planejar o casamento, preparamos esse passo a passo, com o que você precisa fazer. 

1. Qual é o estilo do casal?

Você já parou para pensar qual é o seu estilo e do seu noivo

Esse é um ótimo começo de como planejar um casamento, pois assim vocês poderão pensar em tipos de locais que têm a ver com o que vocês esperam para o casamento, assim como criar toda a identidade visual do evento

Para isso, responda as seguintes perguntas:

  • Vocês imaginam algo mais clássico ou descontraído?
  • Um casamento de manhã, pela tarde ou de noite?
  • No campo, em uma vinícola, na praia ou em um espaço fechado?
  • Você imagina uma festa com muitos convidados ou algo menor, apenas para os mais próximos?

Pense com calma em todos esses pontos, pois eles que darão o caminho de como planejar um casamento. 😉

 

2. Orçamento de casamento 

passo a passo para organizar casamento 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]Depois de ter em mente as respostas de todas as perguntas acima, é hora de procurar e comparar orçamentos. 

Mas para isso é importante que você já se planeje com o que pode gastar e também no que vai investir mais. Se é na decoração, na festa, no registro do momento. 

Tudo isso conta no final e por isso você precisa pesar o que tem mais importância para você! 

Nesse momento é muito importante ter ao seu lado uma assessoria especializada que poderá te auxiliar para que o casamento fique dentro daquilo que você pretende investir. 

Além disso, a assessoria vai te auxiliar junto aos fornecedores e a fazer escolhas que estejam dentro tanto do que você quer gastar, como do que você sonha em ter no seu casamento. 

Outra boa opção para levar em conta se você quer reduzir custos, é investir em um Elopement Wedding. Onde os noivos aproveitam a viagem para casar e emendar uma lua de mel! 

Assim, alguns dos gastos como a festa, lembranças dos convidados e até da estrutura da cerimônias podem diminuir! 

 

3. Defina os detalhes da cerimônia 

 

como planejar um casamento simples - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]Chegou a hora de definir todos os detalhes que estarão presentes na cerimônia. 

A música de entrada e saída, os votos, se mais alguém vai discursar neste momento e se vocês querem uma cerimônia diferente, adicionando algum ritual ou tradição!

Aqui, outra vez, a dica é contar com uma assessoria especializada que pode te dar todo o suporte nas decisões e escolhas para fazer da cerimônia o momento mais especial para o casal. 

A wedding planner será a sua fada madrinha estará ao seu lado para resolver todos os problemas e deixar tudo do jeito que você imaginou, te ajudando com a personalização. 

E caso seu orçamento permita será ainda mais importante ter ela do seu lado no grande dia, arrumando todos os detalhes.

Por isso, não deixe de falar com uma de nossas wedding planners para já começar a organizar seu casamento! 

 

4. Lua de mel 

 

como planejar um casamento com pouco dinheiro 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]A melhor parte de um Destination Wedding é sem dúvida, poder emendar o tão sonhado dia do casamento com a lua de mel! 

E por isso a escolha do destino é tão importante. Afinal, precisa ser um lugar especial para o casal, cheio de romance, comemoração pela união e de experiências que marquem essa data tão importante. 

Assim, essa precisa ser uma das escolhas mais bem pensadas para agradar igualmente os noivos.

E as opções são variadas: praias paradisíacas para relaxar, curtição, um lugar com muita natureza ou um destino mais exótico. 

Por aqui os destinos mais escolhidos são Punta Cana, Cancún, Chile, Bahia, Grécia e Tailândia! 

 

5. Lista de presentes 

 

como começar a planejar o casamento 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]A lista de presentes é outra coisa em que os noivos precisam pensar.

Alguns noivos da Welcome Weddings que decidem fazer um destination com a presença de convidados optam por não incluir a lista de presentes. 

Mas os casais que a escolhem podem contar com um jeito muito inovador na forma de serem presenteados. 

O WedMe é uma plataforma totalmente integrada à lua de mel. Nela os convidados compram experiências fictícias que ajudam o casal a levantar dinheiro para curtir esse momento. 

E nada melhor do que ser presenteado com experiências, não é mesmo? A pedida certa para os casais modernos! 

Para saber mais, clique aqui.

Como planejar um casamento com pouco dinheiro?

Para planejar um casamento com pouco dinheiro você precisa pensar nos detalhes e no que é realmente importante para você neste dia. 

Depois de definir sua lista de prioridades, você pode ir alterando outros detalhes que podem acabar fazendo com que o casamento saia mais barato. 

Um exemplo é o destino. Punta Cana e Cancún acabam tendo um ótimo custo benefício, uma vez que o sistema all-inclusive de comida e bebida á vontade faz com que você não gaste nada a mais do que já era planejado. 

O que não acontece em um casamento no Chile, por exemplo! Assim, uma boa opção pode ser escolher fazer o casamento no Brasil. A Bahia é um destino que não deixa nada a desejar! 

Outra opção pode ser optar por fazer um Elopement Wedding, em uma cerimônia que conta apenas com a presença dos noivos. Então você não terá que se preocupar com a festa, lembranças para os convidados e outras questões. 

Mas se mesmo assim você não abrir mão da presença de amigos e familiares mais próximos, a aposta perfeita é a em um Mini Wedding, uma cerimônia bem mais íntima! 

Os detalhes de decoração e fornecedores também podem ser ajustados para caber no seu bolso! 

Para ter um orçamento totalmente personalizado clique aqui!

o que precisa ter em um casamento simples 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Como planejar um casamento no civil?

como planejar um casamento no civil. 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]Embora um Destination Wedding seja sobre casar em outro estado ou país, nós da Welcome Weddings indicamos que os noivos casem no civil aqui no Brasil. 

Isso porque, a legislação de outros países é muito diferente da do Brasil, o que pode gerar problemas futuros para os casais. 

O primeiro passo para organizar um casamento no civil é escolher o regime de bens em que ele será firmado. Por isso, reserve um tempo para conversar com seu noivo e ter certeza que essa é a melhor opção. Vocês terão 4 possibilidades de escolha:

O regime de comunhão parcial de bens, em que todos os bens adquiridos depois do casamento pertencem aos dois. 

O regime de comunhão total de bens, no qual tanto os bens adquiridos antes do casamento, como os adquiridos depois pertencem aos dois. Mas para isso antes de se casar no civil você precisa fazer uma escritura.

Na separação total de bens, os bens adquiridos tanto antes, como depois do casamento são individuais e não podem ser repartidos. Para isso você também precisará se dirigir a um tabelionato antes do casamento civil. 

E por último temos a participação final nos aquestos, que segue a mesma linha da separação total de bens, mas em caso de divórcio os bens adquiridos durante o casamento precisam ser divididos. 

Quanto a mudança do nome ela segue a vontade dos noivos. Que podem escolher não alterar os sobrenomes, como alterar. Mas nesse caso só um deles poderá fazer a alteração e terá que deixar pelo menos um sobrenome da família.

Depois é só dar entrada no pedido no cartório mais próximo. Não esqueça de levar documentos como RG, CPF, CNH, passaporte e certidão de nascimento.  

Você precisará de 2 padrinhos para serem testemunhas, mas eles não precisarão necessariamente serem os mesmos da cerimônia oficial. 

Como planejar um casamento em 6 meses

É possível planejar um casamento em 6 meses? Sim! Boa parte da cerimônia é finalizada e colocada em prática nesse tempo! 

Mas para que isso seja possível você já precisa ter tudo que deseja em mente, pronto para ser executado. 

E sabemos que fazer a cerimônia acontecer e deixar tudo perfeitinho é um dos momentos mais difíceis. 

Por isso, nossa grande dica para você planejar um casamento em 6 meses é ter a ajuda de uma assessoria especializada. Isso porque, ela tem todo o conhecimento dos melhores lugares, fornecedores e como fazer tudo acontecer nesses 6 meses para tudo acontecer da melhor forma. 

E para esse planejamento dar certo o passo a passo segue o mesmo, porque as decisões serão as mesmas: escolher a data, fornecedores e ver se eles estarão disponíveis naquele dia. Acrescente aí a lista de convidados, a festa, a lista de presentes, convites, trajes dos noivos.

Ufa! São muitas decisões, por isso se você não contar com a ajuda de uma assessoria especializada vai precisar de muito tempo livre para pensar em todos os detalhes! 

Como planejar um casamento em 6 meses 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Planejamento de casamento na praia  

Sonha em casar de pés na areia? Então para isso você terá que se preocupar com alguns detalhes adicionais na hora de planejar o casamento.

Como, por exemplo, a escolha da praia perfeita para o casal. Ou ainda pensar em um plano B, como em qualquer outra celebração ao ar livre é possível que o tempo feche e a chuva dê as caras. E já pensou não estar preparada para um momento assim?

Outra preocupação é com o traje, tanto dos noivos, como dos convidados. Afinal, um casamento na praia pede algo mais leve e solto! 

E nessa hora até o sapato precisa ser pensado Não basta ser bonito, precisa também ser confortável! Alguns noivos inclusive optam por casar descalços, afinal tem tudo a ver com praia.

Uma decisão que precisa estar no seu planejamento de casamento na praia é o horário da cerimônia. Escolher o período da manhã geralmente é uma péssima escolha, porque o sol está forte, a luminosidade alta e além de incomodar noivos e convidados, as fotos podem sair com sombras! 

Uma boa escolha é se casar ao entardecer quando a luz não causa sombras para atrapalhar as fotos e o céu se enche de cores com o pôr do sol! 

E claro, uma preocupação extra é com os dias mais quentes e ensolarados para fugir da possibilidade de chuvas! 

Sabia que a Welcome Weddings planeja o seu casamento para você? Fale com as nossas Wedding Planners e tire suas dúvidas!

como planejar um casamento na praia 950x534 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Lista para organizar casamento [Checklist para você não esquecer nada]

Sabemos que são muitas coisas para pensar ao mesmo tempo e muitas decisões a serem tomadas. 

Por isso, preparamos um checklist com as principais coisas que precisam estar no planejamento do casamento. Assim você não irá se esquecer de nada! 

  • Escolha a data e o local do casamento 
  • Escolha data e local do casamento civil 
  • Decida a quantidade de convidados (se houver)
  • Defina máximo e mínimo de quanto pretendem gastar 
  • Contrate uma Assessoria Especializada! 
  • Salve Referência para a decoração 
  • Escolha o fotógrafo/videomaker 
  • Escolha o DJ
  • Defina o roteiro da lua de mel 
  • Defina a paleta de cores dos padrinhos 
  • Escolha os padrinhos
  • Escolha os trajes dos noivos 
  • Escolha os convites 
  • Arrume o site do casamento e sua lista de presentes 
  • Escolha o buffet 
  • Escolhas as lembranças dos convidados 
  • Defina as músicas que vão tocar no grande dia
  • Escolha maquiagem e penteado e quem vai fazê-lo 
  • Escreva os votos! 

Lista para organizar casamento Checklist para você não esquecer nada 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Perguntas frequentes sobre planejamento de casamento

Ainda está em dúvida quanto ao planejamento do seu casamento? Preparamos uma FAQ com as principais dúvidas que os noivos tem nessa hora!

Quanto se gasta para fazer um casamento simples?

Os gastos vão depender muito da escolha dos noivos. Incluindo desde decoração até o destino. 

Caso o casal opte por fazer um Destination Wedding, os valores ficam aproximadamente assim: 

Caribe, 20 convidados: USD 5.000

Europa, 20 convidados: USD 20.000

Brasil, 20 convidados: USD 4.000

América do Sul, 50 convidados: USD 10.000

Quanto tempo devo ficar noiva antes do casamento?

Não existe nenhuma regra que diz quanto tempo antes do casamento o noivado pode ser feito.

Isso depende muito de cada casal. Mas geralmente o noivado acontece quando o casal já está começando a se preparar para o casamento. 

Assim como existem casais que ficam noivos e depois de um ano já estão casados, existem aqueles que ficam por 5, 6 ou até mais. 

Por isso, a grande dica para saber se está na hora certa de noivar é conversar com seu parceiro sobre os planos para o futuro. 

E para isso é muito importante que ambos estejam preparados financeiramente, como emocionalmente. O que faz dessa uma escolha muito pessoal. 

Quanto se gasta para fazer um casamento simples 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

O que é preciso para a realização de um casamento?

A primeira coisa necessária para realizar um casamento é organização.

Você precisa estar certa do tipo de cerimônia que deseja, quando quer que ela aconteça, quantos convidados estarão presentes e o que você não abre mão de ter no grande dia.

E depois disso paciência e tempo. E claro que a ajuda de uma assessoria especializada nessas horas é fundamental. 

A assessoria vai ajustar todos os detalhes para você, sendo o seu braço direito e não deixando você esquecer de nada!

Com ela você terá a certeza de viver o casamento dos seus sonhos e sem ter nenhuma dor de cabeça com isso, muito menos perder noites de sono com os preparativos! 

O que é preciso para a realização de um casamento 950x632 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

O que é um Destination Wedding?

O que é preciso para a realização de um casamento 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]Destination Wedding é realizar um casamento fora da sua cidade e até mesmo fora do país. Esse estilo de casamento tem se tornado cada vez mais popular no Brasil

É uma ótima opção para quem busca algo além de um dia de comemoração. Essa é uma oportunidade de juntar aqueles que você mais ama em uma viagem para celebrar a união de vocês. 

Um Destination Wedding é uma experiência completa aos noivos e aos convidados. Todos que já fizeram um casamento neste estilo ou foi convidado para um, não se arrependem e querem mais!

Elopement Wedding o que significa e como fazer?

como planejar um casamento em 1 ano 950x633 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]O Elopement Wedding é um casamento realizado fora do país ou da cidade dos noivos, mas que conta apenas com a presença do casal, sem nenhum convidado. 

É um estilo de cerimônia que agrada muito os noivos que querem viver um momento mais especial e intimista. 

Geralmente o casamento é realizado no mesmo lugar em que os noivos escolhem fazer sua lua de mel.

E por se tratar de um outro país e uma outra cidade, a melhor escolha é contratar uma assessoria especializada que lidará com toda a parte burocrática de diferença de idioma, diferença cultural e com outros trâmites necessários! 

Assessoria para casamentos de destino e Elopement Wedding

Agora que você já sabe o que vocês querem para o grande dia, chegou a hora de encontrar uma assessoria/produtora para organizar todos os detalhes do seu casamento. Afinal, você não quer ter a dor de cabeça de lidar com isso, não é mesmo? 

Lembre-se, o seu foco deve ser aproveitar ao máximo esse momento de noiva!

O que faz uma assessoria e produtora de Destination Wedding?

Nós da Welcome Weddings somos especialistas em realizar Destination Weddings. As nossas Wedding Planners possuem as maiores certificações internacionais e know-how nos mais diferentes destinos. 

Conhecemos as melhores opções para você e os seus convidados. Vamos te ajudar a escolher desde o destino e local, até os mínimos detalhes de um casamento, como: 

  • decoração;
  • escolha dos menus (coquetel, jantar, recepção, etc);
  • fotografia;
  • videomaker;
  • cabeleireiro;
  • maquiador;
  • organização do cerimonial;
  • passeios e tudo mais que for necessário para garantir o seu conforto e dos seus convidados!  

Você pode entender mais sobre as nossas etapas clicando aqui! 😉

Assessoria para casamentos de destino e elopement weddinG 950x534 - Como Planejar um Casamento: Passo a Passo Completo [2021]

Quais as vantagens da Welcome Weddings?

A grande vantagem em escolher se casar com a Welcome Weddings é a experiência. 

Temos wedding planners totalmente certificadas e com muito conhecimento para fazer do dia do seu casamento, o melhor de toda a sua vida! Elas cuidarão de todos os detalhes, deixando tudo do jeito que você sempre sonhou.  

Além disso, a Welcome Weddings foi premiada por três anos consecutivos com o prêmio “Melhor Produtora de Destination Wedding da América Latina. A certeza de que somos a melhor escolha para o seu casamento! 

Outra grande vantagem em escolher a Welcome Weddings é a de não ter nenhum problema com a viagem dos convidados. Uma vez que temos uma empresa irmã, a Welcome Trips, que cuidará de cada detalhe, fazendo que todos fiquem juntos: noivos e convidados, aproveitando a viagem ao máximo! 

Conheça alguns destinos oferecidos pela Welcome Weddings

Como mencionamos anteriormente, com a assessoria da Welcome Weddings você terá uma consultoria completa para o seu Destination Wedding, desde a escolha dos locais para realizar a cerimônia, jantar, festa, até mesmo a logística dos convidados. 

Tudo é escolhido de acordo com o perfil dos noivos e de seus convidados. Após uma conversa com uma de nossas Wedding Planners você terá opções e orçamentos para escolher. Conheça um pouco mais sobre alguns destinos:

Cancún e região: uma região famosa pelo mar azul-turquesa e o entretenimento para pessoas de todos os estilos e idades. 

Existem diversas opções de destinos como: Cancún, Riviera Maya, Tulum, Playa Del Carmen, etc, todas com resorts all-inclusive (bebidas e alimentação já inclusos no valor da hospedagem) com uma estrutura ótima para realizar o seu Destination Wedding.

República Dominicana: se você quer que o seu grupo fique sempre junto e pretende realizar encontros com todos os convidados, essa é a melhor opção, pois o destino não oferece tantas opções de lazer fora dos resorts

Neste caso o sistema dos hotéis também é all-inclusive, o que facilita e deixa os convidados mais à vontade!

Vinícolas: para quem busca opções fora da praia, com um ar mais romântico e rústico, as vinícolas no Chile, Argentina e algumas cidades da Europa são incríveis e deixarão o momento ainda mais mágico.

Que comece a contagem regressiva!

Decidido o estilo e a assessoria, agora é só seguir o check-list que a sua Wedding Planner vai passar e sonhar muito com o dia! 

Quer ficar tranquila no planejamento do seu casamento? Conte com a Welcome Weddings!

Quer tornar o seu casamento dos sonhos realidade? Converse com uma de nossas wedding planners, peça um orçamento e tenha todo apoio para tornar o dia mais especial da sua vida, em uma lembrança inesquecível!