O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa

O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa
2 de setembro de 2021 Giovanna Volpi
In Blog

A lista de convidados é um dos pontos cruciais na organização do casamento! Ela determina qual o local escolhido e pauta diversas decisões durante o planejamento.

Só convidar não te dá a certeza de que todos poderão comparecer, e por isso, o próximo passo em relação aos convidados é receber as suas confirmações de presença.

As confirmações serão determinantes para que nada falte e também para que não haja desperdício. Buffet, bar, docinhos e os souvenirs do casamento são alguns dos itens que dependem desse número.

O que é o RSVP e como funciona?

como funciona o RSVP 950x633 - O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa

O termo RSVP tem origem francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que traduzindo para o português seria: Responda, por favor.

A abreviação é utilizada para eventos em que se solicita que os convidados confirmem a sua presença.

A sigla normalmente é impressa no rodapé do convite e, logo abaixo, os noivos sinalizam por qual meio deve ser feita essa confirmação.

Conheça o Casamento Boho: O que é, Diferentes Estilos e Destinos

Tipos de RSVP:

Existem dois tipos de confirmação, a ativa e a passiva. Você pode optar por fazer apenas uma delas, ou para ter mais segurança, mesclar as duas.

É importante lembrar que sempre devemos nos preparar para alguma surpresa. Sempre há um percentual de convidados que não confirma e acaba aparecendo, ou então confirma mas acaba tendo um imprevisto e não pode comparecer.

Confirmação ativa

É considerada confirmação ativa, quando alguém entra em contato com cada convidado para verificar a sua disponibilidade de comparecer ao casamento.

Ela é a maneira mais segura de saber quantos convidados estarão no evento.

Confirmação passiva

Já na confirmação passiva, cada um dos convidados faz a confirmação ou não da sua presença, por meio de um canal pré-definido pelos noivos. 

Esse tipo de confirmação pode não ser tão exato, pois muitas pessoas esquecem de acessar o local solicitado para informar sobre a sua presença. 

Como aplicar o RSVP no casamento:

Existem diversos canais onde você pode solicitar as confirmações:

vantagens do RSVP 950x633 - O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa

Convite

Incluir o RSVP no convite é a forma mais tradicional de usar esse serviço. 

No rodapé, inclua o termo e qual o método para confirmar. Pode ser um telefone ou um e-mail.

RSVP online: via e-mail

Outra opção é disparar um e-mail para todos os convidados com um link para informar se poderão ou não comparecer.

RSVP online: via WhatsApp

A confirmação via WhatsApp também pode ser uma ótima escolha. Você pode solicitar para que a sua assessoria dispare uma mensagem para todos os convidados para que respondam se irão. Existem inclusive algumas empresas que só fazem isso e você pode contratá-las por número de mensagens enviadas.

Via telefone

Uma forma bastante comum é a ligação. Você pode ligar para cada uma das pessoas que ainda não respondeu via site/e-mail/telefone e confirmar a disponibilidade para ir ao evento.

Vantagens em utilizar o RSVP:

como aplicar o RSVP no casamento 950x632 - O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa

Prevenção de gastos:

Fazendo as confirmações de maneira correta, você com certeza terá menos surpresas na data do casamento. 

Quando você não sabe com segurança o número de convidados, corre o risco de ter que aumentar alguns itens de última hora, o que pode ser bastante caro.

Desperdício:

Utilizando o RSVP, você evita também prováveis desperdícios como sobra de comida, que além do desperdício em si, podem ser um grande prejuízo no final das contas.

Controle de lembrancinhas e outros souvenirs:

É muito comum os convidados receberem lembrancinhas ou bem-casados, por exemplo. Esse é um outro item que depende muito da confirmação para ser assertivo. Do contrário, você precisa estimar um número e pode acabar errando na conta.

Personalização:

A personalização é um item super especial para os convidados. Seja ter o nome de cada um nas mesas ou mesmo para definir o mapa dos assentos (quem senta em qual mesa), é indispensável ter a confirmação de quem vai estar no seu casamento.

Interação pré casamento:

Quando você sabe quem confirmou, pode ser mais assertivo na comunicação com os convidados antes do casamento. Como por exemplo enviar um save the date com uma contagem regressiva para o evento, o que aproxima noivos e convidados e já inicia a interação meses antes do casamento.

Definição de local:

Após as confirmações, você pode adaptar o local escolhido para aquele número de pessoas. Definir quantas mesas, se vai utilizar todo o salão ou apenas uma parte dele e determinar o layout da festa com muito mais assertividade.

Quando o RSVP deve ser feito:

De 20 a 30 dias antes do casamento é o momento ideal. Dessa forma você consegue saber com mais segurança quem realmente poderá comparecer!

Essa lista deve estar definida antes da última reunião com os fornecedores para que todos os detalhes levem em consideração a quantidade final de convidados.

manu rafa 1767 950x633 - O que é RSVP, Sua Importância e Como Fazer da Forma Certa

Em resumo, o RSVP é um item indispensável para o seu casamento.

É importante tratá-lo com bastante atenção e fazer as confirmações dentro do prazo para não ter surpresas desagradáveis no dia do casamento. 

Afinal, tudo que pudermos fazer para evitar dores de cabeça nesse dia tão especial, é super válido!

Welcome drinks: o que é e o que servir em seu casamento