Casamento 2021: principais tendências para quem vai casar

Casamento 2021: principais tendências para quem vai casar
3 de novembro de 2020 admin

A fase do noivado costuma ser de muitas pesquisas. Pesquisas de preço, locais, estilos e muitas referências!

Eu mesma, antes de ficar noiva, já tinha uma pastinha de referências que dava para transformar em enciclopédia de tão extensa. 

Adorava passar horas e horas em blogs e no Pinterest vendo o que estava em alta na época da minha festa.

É claro que cada noiva tem seu estilo, mas é sempre bom estarmos antenadas com as tendências do ano do nosso casamento né? Até pra ter ideias do que gostamos e do que não gostamos também! 

Isso é super importante na hora do briefing com a Wedding Planner, para que ela possa entender qual a sua ideia para a decoração e o estilo do casamento em si.

Vamos conhecer as principais tendências para casamento em 2021 e te ajudar a incrementar a pastinha de referências!

 

É preciso adiar o casamento por conta do coronavírus?

 

Tendências para casamento em 2021:

2021 será um ano de muitos casamentos, pois além dos casamentos que já estavam inicialmente planejados para esse ano, também teremos todas as remarcações das festas que não puderam acontecer em 2020.

A pandemia trouxe uma nova perspectiva para o mundo todo, e isso se refletiu também para o setor de eventos e mais especificamente para as festas de casamento. 

A primeira mudança que veremos serão os casamentos acontecendo também em dias de semana, uma tendência que acredito que pode vir para ficar, afinal você pode conseguir uma negociação bem interessante com o local fugindo das datas mais buscadas.

Além de inovar e casar durante a semana, muitas noivas estão buscando também outros horários para a realização do casamento, como brunch ou almoço. Uma forma de curtir ainda mais com os seus convidados.

Casamento ao ar livre que já estava super em alta nos últimos anos, com o surgimento da pandemia, deverá ser o estilo mais buscado para 2021.

Por isso, casamentos na praia, no campo e em destinos turísticos serão os queridinhos das noivas.

Com a diminuição do número de convidados permitidos para eventos, casamentos mais intimistas, estilo mini wedding também estarão super em alta.

 O foco estará muito mais em personalizar e dar significado a cada detalhe do que ter uma lista imensa de convidados.

Na decoração, veremos flores suspensas, muita folhagem, iluminação diferenciada com luzinhas fofas e muitos LEDs.

No mobiliário, a mistura de estilos estará bastante presente, tornando o ambiente mais descontraído e moderno.

Uma outra tendência é a substituição dos tradicionais buffets por mesas extensas e ilhas gastronômicas que ficam à disposição dos convidados durante toda a festa.  Porém por conta da pandemia, poderemos ver mais serviços à inglesa (empratados). 

Eu acho muito chique, mas requer um super preparo dos garçons, né? Nas listas de presentes, os noivos estão deixando de lado as tradicionais listas em loja. 

Veremos cada vez mais noivos optando por listas de experiência, cotas de lua de mel ou cotas para montar a casa. 

Quando começar a planejar seu casamento para 2021:

Minha sugestão é começar a ver o quanto antes, pois como falamos anteriormente, 2021 será um ano de muitos casamentos.

O primeiro passo é definir qual o estilo de casamento e quais seriam os locais para a realização da festa. 

Na sequência você deve entrar em contato com esses locais para verificar as datas disponíveis para 2021.

Definida a data e o local, sua wedding planner iniciará o contato com os fornecedores e seguirá com a organização dos demais detalhes.

 

Quando contratar uma planner de casamento:

Logo depois de aceitar o pedido! Brincadeiras à parte, acredito que a wedding planner deve realmente ser uma das primeiras contratações para o casamento.

Afinal, ela oferecerá todo o suporte necessário para a organização e planejamento e será uma grande aliada na hora de definir o local e os fornecedores, buscando sempre aliar as expectativas do casal com o estilo do casamento.

Com a Wedding Planner definida, todo o processo fica muito mais leve para os noivos.

 

Casamentos intimistas:

Mini wedding, micro wedding ou elopement wedding: os casamentos intimistas serão os protagonistas em 2021.

As regras para eventos devido à pandemia estão em constante mudança, mas é fato que será bem complicado realizar um casamento para muitos convidados antes da vacina para o Covid estar disponível.

Mas isso não é motivo para desanimar ninguém, viu? Os casamentos intimistas são maravilhosos e vou te contar porque:

  • São mais românticos, porque os presentes são pessoas que realmente conhecem a história do casal.
  • Podem ser muito mais personalizados, fazendo com que cada convidado se sinta especial.
  • Por ter menos convidados, você pode investir mais em algum fornecedor dos seus sonhos que ficaria fora do seu orçamento com a sua lista inicial.
  • Vocês podem se aventurar em itens DIY (faça você mesmo), que transmitem todo o carinho e amor do casal para os convidados.
  • Vocês podem propor “mini brindes” onde os convidados compartilham alguma memória especial que tenham com os noivos.

Esses são apenas alguns dos motivos que tornaram os casamentos menores tão populares nos últimos anos. O que realmente importa é a alegria das pessoas de comemorar esse dia com vocês, e não a quantidade.

 

Casamentos sustentáveis:

Não é novidade para ninguém que precisamos começar a fazer a nossa parte, sustentabilidade é tendência em todos os aspectos. 

Os casamentos em 2021 também terão uma forte influência no quesito sustentável.

Mas como aplicar isso no seu casamento?

  • Contratação de fornecedores locais
  • Optar por flores plantadas ou dar um destino correto para elas, como por exemplo oferecê-las aos seus convidados como lembrança do casamento.
  • Diminuição do uso de plástico em toda a festa
  • Utilizar papéis reciclados na papelaria do casamento
  • Vestido de noiva a gente só usa uma vez! Que tal optar por um vestido second hand?

São pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença!

 

Terno colorido para o noivo:

Foi-se o tempo em que o noivo tinha que usar terno preto ou grafite.

Como em todos os outros detalhes, o importante é que o traje do noivo expresse o seu estilo. Não faz sentido o noivo “se fantasiar” de algo que não tem nada a ver com ele.Por isso, temos visto nos últimos tempos muitos noivos com cores diferentes de ternos.

Para os casamentos de dia, ao ar livre, a tendência é optar por ternos mais claros.Para casamentos à noite, uma cor muito utilizada é o azul royal.

Também estão se tornando populares entre os noivos os ternos com estampa, como xadrez, e de cores mais fortes como o vinho ou marsala.

 

Vestidos diferentes para as madrinhas:

Estamos tão acostumados a ver madrinhas com a mesma cor, ou pelo menos com a mesma paleta de cores, né? Para casamento 2021, esperamos algo um pouco diferente.

Foto por William Nihues Fotografias

A tendência é seguir o mesmo estilo de vestido para todas, mas optar por cores de vestido diferentes entre as madrinhas.

Que tal focar em vestidos bem fluídos e de cores vibrantes? Suas madrinhas vão colorir seu casamento e deixar as fotos ainda mais alegres!

 

Tendências em vestidos de noiva:

Tal como falamos sobre o traje do noivo, o vestido deve refletir a personalidade da noiva, então sempre acho que você deve escolher um modelo em que você se sinta bem e linda!

Mas é claro que sempre é bom estar por dentro das novidades né? 

Então vamos lá! Algumas das tendências em vestidos de noiva para casamentos em 2021:

  • Volume nas saias: num estilo bem princesa, as saias volumosas são muito elegantes. Você pode optar por modelos que tenham uma sobre-saia removível para ter mais liberdade de movimento durante a festa.

tendencia-casamentos-2021-vestidos

Vestidos por  Zuhair Murad e Elie Saab

  • Mangas bufantes: Sucesso dos anos 80, as mangas bufantes voltaram com tudo para a moda em 2020. Desde roupas casuais até os vestidos de noiva, a tendência promete continuar firme e forte para 2021.
  • Costas abertas: As costas abertas vem marcando presença nos desfiles de bridal couture por alguns anos e em 2021 não será diferente. Eu sou suspeita porque amo esse estilo!
  • Laços: A delicadeza dos laços é uma das tendências para 2021. Sejam eles removíveis ou fixos, podem fazer parte das saias, decotes, cintos ou mesmo nos ombros.

tendencias-casamentos-2021

Vestido por Berta Bridal, Rosa Clará e Viktor & Rolf

Falando em beleza para noivas, outra tendência que temos visto muito é o enfoque na maquiagem e cabelo mais naturais, valorizando os traços e a beleza natural da mulher.

Afinal, as noivas tem uma luz que vem de dentro né? A felicidade é a melhor maquiagem!

 

Tendências em cores para 2021:

O Pantone Color Institute realizou estudos e constatou que a tendência para 2021 será de cores inspiradas pelas belezas da natureza.

tendencia_cores_2021_pantone

De acordo com Leatrice Eiseman, Diretora Executiva do Pantone Color Institute, são cores que promovem o conforto e relaxamento com faíscas de energia que melhoram o nosso humor. Já adorei!

São variações de azul e rosa suave, verde, laranja, vermelho e terracota. A sugestão é que você se jogue nessas cores para casamento, papelaria e decoração.

 

Convite de casamento:

Com todas as remarcações que aconteceram durante a pandemia, vimos muito humor nos “change the date” e “unsave the date”. Afinal a melhor maneira para lidar com tudo isso é levar da forma mais leve possível, não acha?

O convite de casamento é o primeiro contato dos convidados com a festa, então ele costuma estar em harmonia com o estilo da festa.

Como estamos falando durante todo o post, os casamentos em 2021 serão muito mais intimistas e informais, permitindo que os noivos personalizem ainda mais os convites.

Que tal um pequeno recado para cada um dos convidados junto do convite? Ou quem sabe um QR code com um vídeo gravado pelos noivos?

Outra tendência que também já comentamos é a de sustentabilidade, convites feitos com papel reciclado ou feitos de papéis de sementes que podem ser plantados. 

Uma opção ecológica e que ainda é super econômica são os convites digitais. O foco é evitar de todas as maneiras o desperdício desnecessário.

E aí, o que acharam das tendências para casamentos em 2021? Espero que tenham gostado! Acho que a pastinha de referências ficou bem recheada!

Mas gostaria de lembrar que não importa o que está “na moda”, a maior tendência de todas é casar com amor, do jeitinho que vocês sonharam, com o seu estilo e curtir esse momento tão especial. O foco é ser feliz!

Tem alguma dúvida? Está sonhando com o seu casamento? Fale com a gente!

Fale com nossas wedding planners